sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Instalação do Sistema Dinâmica.


Os sistemas mais usualmente utilizados por clientes e usuários da Dinâmica Software, são os: Contábil, Fiscal e Folha. Esses sistemas podem ser usados em inúmeras máquinas, desde que haja o procedimento de instalação correto. Neste passo a passo será informado de como efetuar a instalação dos sistemas, onde a pasta do diretório de instalação é transferida de outra máquina (normalmente o servidor). Siga o passo a passo:

  • Busque no servidor ou em alguma máquina em que há instalação dos Sistemas Dinâmica, copie as seguintes pastas do diretório: "Central" ; "Contabil" ; "Fiscal" ; "Folha" e "Monitor".


  • Vá ao diretório desejado onde irá ser efetuada a instalação dos Sistemas (Sugerimos o "Disco Local (C:)", crie uma nova pasta e renomeie ela para "Dinamica". Em seguida cole dentro da pasta criada "Dinamica" as pastas copiadas da máquina em que havia já a instalação. Segue as imagens abaixo:




Com o Sistema já instalado no diretório desejado, será feito o próximo passo de efetuar download dos arquivos ".ini", instalar e configurar o acesso do sistema na base de dados:


 
  • Execute o download dos "Arquivos . INI" e faça o procedimento de instalação dos arquivos ".ini" na pasta Windows.



  • Com a instalação feita, vá ao diretório "C:\Windows" e localize os arquivos ".ini " do sistema. São eles: "monitordinamica.ini" ; "ativo.ini" ; "contabil.ini" ; "folha.ini" ; "gerenciador.ini" ; "condominio.ini" e "fiscal.ini". Desses arquivos ".ini" só deixe na pasta os arquivos ".ini" que serão utilizados de acordo com o seu sistema. Exemplo: Caso você só use somente os sistemas Dinâmica Contábil, Dinâmica Folha, Dinâmica Fiscal e o Dinâmica Monitor, deixe apenas os seguintes arquivos: "monitordinamica.ini" ; "contabil.ini" ; "folha.ini" e o "fiscal.ini". Segue as imagens exemplificadas abaixo:

  •  Abra os arquivos ".ini" que serão usados e configure o diretório em que se situa a base de dados, normalmente a base de dados se encontra no servidor, usaremos o servidor como um modelo exemplificado para a configuração do diretório conforme a imagem abaixo:





  •  Direcionado o diretório da base de dados, faça o próximo passo de validação da licença para o uso do sistema, ao abrir o Dinâmica Central, abrirá a solicitação de sua chave, contate o suporte pelo número (48) 3338-0262 e insira a chave fornecida no campo. 



  •  Efetue o ultimo procedimento de criação dos atalhos dos Sistemas Dinâmica que estão situados no diretório de instalação, Crie atalho dos executáveis "Central.exe", "Contabil.exe", "Fiscal.exe", "Folha.exe" e "Monitor.exe" e envie para a Área de Trabalho.





  • Com os atalhos dos executáveis criados, renomeie na seguinte forma: "Dinâmica Central" ; "Dinâmica Contábil" ; "Dinâmica Fiscal" ; "Dinâmica Folha" e "Dinâmica Monitor". Crie em seguida uma pasta ainda na Área de Trabalho com nome "Dinâmica" e importe os arquivos renomeados para a pasta. Faça o teste de todos os sistemas para verificar se está tudo correto.
 

  • Observação: Se o seu Sistema Operacional for Windows 7 e para que ocorra um funcionamento correto do Sistema Dinâmica, é necessário clicar com o botão direito em cada atalho que está na pasta Dinâmica da Área de Trabalho, vá em "propriedades", "compatibilidade" e selecione a opção do "Nível de Privilégio" de "Executar este programa como administrador". Em seguida clique no botão de ok. Lembrando que esse procedimento tem que ser feito em todos os atalhos, um de cada vez. Segue a imagem abaixo exemplificando o procedimento no atalho "Dinâmica Central".

O Sistemas Dinâmica já podem ser utilizados, de forma correta devido a instalação correta. Faça um bom uso e desfrute com o nosso sistema o melhor que a tecnlogia pode oferecer.
 
Para maiores esclarecimentos e informações contate a nossa equipe do suporte técnico.

Atenciosamente, 

Equipe Suporte Técnico
Dinâmica Software
Fone:(48) 3338-0262

quinta-feira, 11 de julho de 2013

D.F.C - Técnicas de elaboração do Sistema















O DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa) é uma obrigatoriedade no Brasil definida pela Lei 11.638/2007.

Será apresentado o passo-a-passo de um exemplo prático para demonstrar as técnicas de elaboração através do sistema DINÂMICA CONTÁBIL.
  • Ao abrir o sistema DINÂMICA CONTÁBIL, vá ao menu Ferramentas, Configurar DRE e insira uma nova DRE com o campo de descrição escrito “DFC” e o título de relatório nomeado de “Demonstração dos Fluxos de Caixa” e clique editar para continuar o procedimento de criação da DFC. 


  • Abrindo a janela de edição, crie um totalizador com a descrição “Recebimento do Período”.



  • Insira a conta “ 3.3.1.01.0001.0001 –Vendas de Mercadorias (00080) ”. Ao inserir, selecione a opção da Função de “Saldo ATUAL”, em seguida clique OK.


  • Repita o mesmo procedimento, porém com a conta “ 3.3.1.01.0003.0001 –Receitas de Aplicações Financeiras (00139) “.



  • Com as contas inseridas, dê dois cliques no “Recebimento do Período”, insira as linhas que serão calculadas no totalizador. Neste exemplo a linha 2 é a conta “Venda de Mercadorias” e a linha 3 é a conta “Receitas de Aplicações Financeiras”.  No campo Linha, insira o número 2 (Linha 2), tecle ENTER e em seguida no operador selecione o “+”, tecle ENTER novamente. Na sequência insira a linha 3, tecle ENTER. Segue a imagem abaixo:


  • Seguindo o exemplo, será inserida a conta devedora “ 3.2.1.01.0001.0001 – Compras de Mercadorias (00070) “. Altere a descrição (opcional) para “Pagamento de Fornecedores”, depois selecione a Função “Total de Débitos”, clique Ok.



  • Quando é configurada os relatórios de DRE e DFC, temos acesso a ferramentas de formatação, alinhamento, deslocamentos e de impressão. Na imagem abaixo serão apresentadas essas ferramentas e suas funções, para assim darmos continuidade no exemplo prático de DFC.


   

  1. Botão de Alinhamento à Esquerda: Tem a utilidade de alinhar a linha selecionada na margem esquerda.
  2. Botão de Alinhamento Centralizado: Alinha a linha selecionada de forma centralizada.
  3. Deslocamento à Esquerda: Desloca a linha, qual foi selecionada, para a esquerda em números de espaços desejados.
  4. Deslocamento à Direita: Desloca a linha selecionada, para a direita em números de espaços desejados.
  5. Deslocamento Abaixo: Desloca a linha para uma localização abaixo dela própria.
  6. Deslocamento Acima: Desloca a linha para uma localização acima dela própria.
  7. Botão de Negrito: Formata a linha selecionada em negrito.
  8. Botão de Sublinhamento: Formata a linha selecionada em sublinhamento.
  9. Não impressão do item na DRE: Com este botão aplicado na linha desejada, o item desta linha não aparecerá na impressão, porém continuará sendo calculado de forma oculta.

  • Com base de conhecimento dessas ferramentas, serão aplicadas duas atribuições para a configuração do DFC. Uma será selecionar a linha número 1 e selecionar o botão de negrito e outra será selecionar as linhas restantes e efetuar o deslocamento à direita.



É através desse recurso de configurações, que é possível montar uma DFC, entre outros meios de demonstrações de acordo suas necessidades. Após montado o DFC da sua forma desejada, faça a impressão do relatório de demonstração.
  • Em relatórios, vá em Demonstração Contábeis; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Selecione a descrição “DFC”, conforme a imagem abaixo mostra:




  • Após selecionado o DFC como o tipo de relatório a ser impresso, clique em imprimir e selecione o tipo de impressão.



  • Na imagem abaixo, é mostrado um modelo exemplificado de impressão da DFC, reforçando a compreensão de que é o usuário que possui a autonomia de criar, alterar e formatar suas demonstrações de acordo suas necessidades.



Este é um mais um modelo exemplificando para o usuário do Sistema Dinâmica Contábil a sua praticidade de seus recursos.

Atenciosamente, 

Equipe Suporte Técnico
Dinâmica Software
Fone:(48) 3338-0262