quinta-feira, 11 de julho de 2013

D.F.C - Técnicas de elaboração do Sistema















O DFC (Demonstração dos Fluxos de Caixa) é uma obrigatoriedade no Brasil definida pela Lei 11.638/2007.

Será apresentado o passo-a-passo de um exemplo prático para demonstrar as técnicas de elaboração através do sistema DINÂMICA CONTÁBIL.
  • Ao abrir o sistema DINÂMICA CONTÁBIL, vá ao menu Ferramentas, Configurar DRE e insira uma nova DRE com o campo de descrição escrito “DFC” e o título de relatório nomeado de “Demonstração dos Fluxos de Caixa” e clique editar para continuar o procedimento de criação da DFC. 


  • Abrindo a janela de edição, crie um totalizador com a descrição “Recebimento do Período”.



  • Insira a conta “ 3.3.1.01.0001.0001 –Vendas de Mercadorias (00080) ”. Ao inserir, selecione a opção da Função de “Saldo ATUAL”, em seguida clique OK.


  • Repita o mesmo procedimento, porém com a conta “ 3.3.1.01.0003.0001 –Receitas de Aplicações Financeiras (00139) “.



  • Com as contas inseridas, dê dois cliques no “Recebimento do Período”, insira as linhas que serão calculadas no totalizador. Neste exemplo a linha 2 é a conta “Venda de Mercadorias” e a linha 3 é a conta “Receitas de Aplicações Financeiras”.  No campo Linha, insira o número 2 (Linha 2), tecle ENTER e em seguida no operador selecione o “+”, tecle ENTER novamente. Na sequência insira a linha 3, tecle ENTER. Segue a imagem abaixo:


  • Seguindo o exemplo, será inserida a conta devedora “ 3.2.1.01.0001.0001 – Compras de Mercadorias (00070) “. Altere a descrição (opcional) para “Pagamento de Fornecedores”, depois selecione a Função “Total de Débitos”, clique Ok.



  • Quando é configurada os relatórios de DRE e DFC, temos acesso a ferramentas de formatação, alinhamento, deslocamentos e de impressão. Na imagem abaixo serão apresentadas essas ferramentas e suas funções, para assim darmos continuidade no exemplo prático de DFC.


   

  1. Botão de Alinhamento à Esquerda: Tem a utilidade de alinhar a linha selecionada na margem esquerda.
  2. Botão de Alinhamento Centralizado: Alinha a linha selecionada de forma centralizada.
  3. Deslocamento à Esquerda: Desloca a linha, qual foi selecionada, para a esquerda em números de espaços desejados.
  4. Deslocamento à Direita: Desloca a linha selecionada, para a direita em números de espaços desejados.
  5. Deslocamento Abaixo: Desloca a linha para uma localização abaixo dela própria.
  6. Deslocamento Acima: Desloca a linha para uma localização acima dela própria.
  7. Botão de Negrito: Formata a linha selecionada em negrito.
  8. Botão de Sublinhamento: Formata a linha selecionada em sublinhamento.
  9. Não impressão do item na DRE: Com este botão aplicado na linha desejada, o item desta linha não aparecerá na impressão, porém continuará sendo calculado de forma oculta.

  • Com base de conhecimento dessas ferramentas, serão aplicadas duas atribuições para a configuração do DFC. Uma será selecionar a linha número 1 e selecionar o botão de negrito e outra será selecionar as linhas restantes e efetuar o deslocamento à direita.



É através desse recurso de configurações, que é possível montar uma DFC, entre outros meios de demonstrações de acordo suas necessidades. Após montado o DFC da sua forma desejada, faça a impressão do relatório de demonstração.
  • Em relatórios, vá em Demonstração Contábeis; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Selecione a descrição “DFC”, conforme a imagem abaixo mostra:




  • Após selecionado o DFC como o tipo de relatório a ser impresso, clique em imprimir e selecione o tipo de impressão.



  • Na imagem abaixo, é mostrado um modelo exemplificado de impressão da DFC, reforçando a compreensão de que é o usuário que possui a autonomia de criar, alterar e formatar suas demonstrações de acordo suas necessidades.



Este é um mais um modelo exemplificando para o usuário do Sistema Dinâmica Contábil a sua praticidade de seus recursos.

Atenciosamente, 

Equipe Suporte Técnico
Dinâmica Software
Fone:(48) 3338-0262

0 comentários:

  © Blog Dinâmica Contabilidade - Design by Emporium Digital

TOPO